A criança até a idade de um ano, respira exclusivamente pelo nariz, o que propicia que ela fique mais propensa a ter infecções nasais.
Estando resfriado, nem é preciso dizer que sua dieta e sono são muito prejudicados quando seu nariz fica entupido, ela come menos, tosse e dorme mal. O que fazer para evitá-los ou ajudá-lo a superar esse momento desconfortável?
O que é um resfriado?
O resfriado é uma infecção na boca, nariz ou garganta que se manifesta por meio de espirros ou mesmo do famoso nariz escorrendo. Essa infecção se normalmente se repete cerca de sete a dez vezes por ano.
Um resfriado deixa o bebê cansado, irritado, com tosse e às vezes vômito, podendo causar diarreia, e provocar a febre.
Embora possa durar de uma a duas semanas, no fim todo resfriado passa e por fim ajuda o sistema imunológico do bebê a amadurecer. No entanto, não tome um resfriado levianamente em nenhuma circunstância! É importante sempre no aparecimento dos sintomas agir rapidamente para evitar que um resfriado degenere em infecção de ouvido ou bronquiolite.
Nariz entupido
Todo recém-nascido deve evitar exposição ao pólen, ácaros, pelos de animais, poeiras, cigarros, e outros poluentes que podem lhe causar o entupimento das narinas!
É importante limpar o nariz do bebê para eliminar as secreções e assim evitar o desenvolvimento de germes e bactérias.
Se o nariz estiver escorrendo e o bebê espirrar repetidamente, pode ser um tipo de rinite alérgica, ou o resfriado se instalou.
Dê-lhe uma bebidas com frequência especialmente água e levante a cabeceira da cama ou ampare sua cabeça em um travesseiro para ajudar a limpar (expelir) as vias respiratórias.
Tosse
Se o nariz do bebê estiver congestionado, é difícil o ar passar pelas narinas e o bebê tosse. Assim, ele evacua o muco contido em seus brônquios. Também aqui a solução mais eficaz é limpar o nariz, mesmo à noite!
O indicado no caso que seja antes de uma refeição ou de colocá-lo na cama: assim ele conseguirá respirar melhor, comer e dormir .
Monitore a temperatura.
Em caso de febre, e o antifebril não surtir efeito. Não hesite em consultá-lo a um pediatra, não espere surgirem os sinais mais preocupantes: temperatura elevada, vômitos, dificuldades respiratórias.
limpar o nariz do bebê.
Até um ano e alguns meses de idade, o bebê não sabe assoar o nariz, então cabe a você ajudá-lo a limpar o catarro suavemente. Um bebê raramente é fã de desbloquear o nariz: arme-se com paciência e delicadeza para a tarefa!
Higienizar o nariz do bebê é, portanto, um gesto diário fundamental, certifique-se também se ele está mantendo as mãos limpas e o seu ambiente está ventilado e livre de impurezas.