Praticamente vivemos na era do plástico, ele está presente em quase tudo que é produzido nas indústrias e têm facilitado nossas vidas de muitas formas. Entretanto, assim como há inúmeros prós, há contras em relação à utilização e, em especial no seu descarte. O lixo plástico é hoje o maior problema ambiental de nosso tempo, ao lado da crise climática. Você pode não ver mas há microplásticos no sal, nos alimentos, no ar, na água e não se sabe ainda todos os males que ele provoca aos organismos vivos.
Todos os anos, cerca de oito milhões de toneladas de resíduos plásticos chegam aos oceanos em todo o mundo, matando 100.000 mamíferos marinhos e um milhão de aves marinhas, uma garrafa de plástico pode flutuar no mar cerca de 450 anos e só então se decompõe lentamente em microplásticos menores. Essas partículas de plástico no mar são comidas pelos peixes e algum tempo serão, servidas em nossas refeições. Resíduos de plástico no oceano não são criados apenas pelo descarte de garrafas plásticas, sacolas plásticas e outros itens plásticos no meio ambiente. Ele também chega diretamente ao mar por meio de nossos ralos domésticos. Além de melhorar os sistemas globais de reciclagem, a atitude pessoal de cada pessoa é decisiva para a despoluição da natureza. É por isso que vamos compartilhar essas atitudes com as quais cada um de nós deve consumir menos resíduos de plásticos no intuito que os modos de produção de nossa sociedade se adaptem a uma produção mais sustentável que preserve o meio ambiente.
Evite comprar embalagens de plástico, cancele esse hábito
A indústria só vai se adaptar a sustentabilidade se as pessoas começarem a terem as iniciativas sustentáveis. Embalagens degradáveis na verdade são mais baratas para serem produzidas que o plástico, portanto o discurso que essa mudança afetaria negativamente a economia é uma inverdade. Pelo oposto ao buscar fazer uso de novas fontes de matéria primas você ajudará abrir novos meios de produção e tecnologias, gerando mais empregos e novos mercados.
Use uma sacola de pano ou mochilas para fazer compras
Leve sempre uma sacola de pano antes de ir às compras.
Compre e prefira roupas feitas de tecidos naturais
Cada ciclo de lavagem destas roupas leva cerca de 1.900 micro fibras plásticas para os cursos de água.
Compre frutas e vegetais a granel
Maçãs, bananas, pepinos, ou sejam legumes, hortaliças e similares não precisam serem embalados em plástico. Compre e recomende comprá-los a onde se vende a granel.
Trocando uma escova de dente e cosméticos a base de plástico, por biodegradável
Existem tantas escovas de dente de plástico nos oceanos que ficarão lá para sempre. Ao mudar para escovas de dente de matérias sustentáveis, temos o mesmo resultado de limpeza. Cosméticos a base de plástico além de não serem o melhor para uso dermatológico ainda provoca a micropoluição, leia o rótulos dos produtos de beleza e cosméticos antes de escolher o produto.
Evite os plásticos de uso único, tais como os canudinhos das bebidas
Os plásticos de um só uso, como pratos e talheres, canudinhos e cotonetes fabricados com esse material, tornam a nossa vida mais fácil, mas prejudicam gravemente o planeta. Todos esses tipos de produtos tem alternativas viáveis e é imperativo optar por elas.
Recicle o chiclete porque também são feitos de plástico!
A maioria dos chicletes comercializados atualmente inclui plástico na sua composição. Tente reduzir seu consumo e ponha-os no lixo adequado para serem reciclados.
Substitua os tupperware de plástico por recipientes de vidro ou aço
Se você almoça no trabalho, o tupperware faz parte do seu dia. Propomos que mude sua rotina e prefira recipientes de vidro ou aço inoxidável. Além do planeta ficar agradecido, a sua saúde também o fará porque alguns destes objetos podem soltar substâncias nocivas.
Cafezinho no copo Plástico
Os copos plásticos possuem poliestireno na sua fabricação (derivado do petróleo) que submetido ao calor libera o estireno, monômero tóxico apontado como cancerígeno.
Ao estender a roupa utilize prendedores de madeira
Por exemplo, algo tão rotineiro como estender a roupa pode se tornar um ato extraordinário se trocarmos os prendedores de plástico pelos de madeira.
Substitua suas garrafas
Faça uso de uma garrafas individuais e permanentes de vidro ou aço inoxidável, evitando o uso avulso de garrafas de plásticos na rua. Se por fim tiver que comprar, priorize as garrafas de plásticos recicladas.
Reutilize seu plástico antes de descartar
Arranje utilidades para reuso do seu produto plástico antes de seu descarte.
Recicle seu plástico
Ao fazer o seu descarte (jogar fora) o faça de forma que le possa ser utilizado na indústria de reciclagem, evitando descara-lo junto com produtos orgânicos ou sólidos, separe o plástico e todo o lixo de sua casa para a reciclagem
A natureza leva 2 a 6 semanas a decompor um jornal, 1 a 4 semanas as embalagens de papel, 3 meses os guardanapos de papel, 2 anos as bitucas de cigarros, 2 anos os fósforos, 5 anos as pastilhas elásticas, 5 anos os chicletes de mascar, de 10m a 20 anos as meias de lã, 30 a 40 anos o nylon, 35 a 50 anos o couro, mais de 50 a 100 anos o metal, 200 a 450 anos os sacos e copos de plástico, 100 a 500 anos as pilhas, 100 a 500 anos as latas de alumínio e 4.000 a um milhão de anos para o vidro.
A reciclagem de vidro X Plásticos
É uma reciclagem lucrativa para o meio ambiente e para quem produz objetos com vidro. É um processo fundamental para os produtores de vidro, que podem se aproveitar do altíssimo poder de reciclagem do material para economizarem em matéria-prima, mas é ainda mais importante em relação à limpeza do meio ambiente proporcionada pelo processo.
Entre todos os materiais que podem ser retirados do meio ambiente e reciclados, o vidro é o que mais leva tempo para ser absorvido novamente, mesmo sendo uma produção de elementos naturais, como a sílica, presente na areia das praias. Isso ocorre porque a composição do vidro faz com que ele seja extremamente resistente às alterações climáticas.
É importante ressaltar que o vidro além de ser bem menos produzido que o plástico, a sua indústria de reciclagem assim como a do alumínio e bem mais desenvolvida e praticada.
Toda reciclagem auxilia na conservação dos recursos naturais, como água, minerais e madeira, pois reduz a exploração de novas matérias-primas e além disso, para reciclar não é preciso muita energia em comparação com a extração para produção de produtos, e isso acaba gerando economia.
Se nada mudar a ´poluição dobrará até 2030
A convecção da Diversidade Biológica (CDB) organizada em 2018 sob a égide da ONU, foi assinada por 187 países, infelizmente o Brasil, juntamente com os EUA não assinaram o tratado contra a poluição plástica, no caso americano o atual presidente Joe Biden prometeu rever essa posição. O Brasil é importante dizer ocupa o quarto lugar como maior produtor de lixo plástico no mundo, com 11 milhões de toneladas ao ano, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia. Nesta convenção se reforçou a necessidade de redução industrial do plástico, para corrigir o desequilíbrio entre o uso, o descarte e o reúso do plástico e restaurar uma medida de responsabilidade governamentais como de reciclagem e gerenciamento de resíduos plásticos e a transparência sobre o lixo plástico internacional produzido por cada pais que é despejado nos oceanos, porque o lixo plástico não conhece fronteiras.
Promover que mais plásticos sejam coletados e reciclados em todo o mundo
No entanto, isso só faz parte do início no caminho a ser trilhado. Socialmente precisamos manter os ambientes em que valha a pena viver, com ar puro, água não poluída e uma natureza preservada. Queremos um ambiente que não adoeça as pessoas e que preserve um mundo onde valha a pena viver para as gerações futuras. Aqueles que vivem de forma sustentável e produzem pouco desperdício(lixo) devem inspirar outras pessoas com seu estilo de vida. Essa é a uma das maneiras de tornar nossa sociedade mais sustentável no longo prazo.
.
Fontes:
CBD-COP 2018 – WWF WORLD – ECYCLE.COM.BR – AGENDA 21 – BlOG CARE ELIT – NATURAL & PLASTIC-FREE