EXAMES PREVENTIVOS, POR QUE FAZÊ-LOS !

O principal objetivo dos exames preventivos  de saúde é  evitar ter de cuidar das doenças ou detectá-las precocemente para que o tratamento seja mais eficaz.

A prevenção é um item de maior relevância e fundamental nos dias de hoje nas práticas médicas de todo o mundo, onde o foco dos cuidados clínicos mudou da cura para a prevenção, ou seja, antecipar as doenças futuras em indivíduos que se encontram saudáveis ou invés de tratar de doenças. Vale ressaltar que os serviços preventivos são para todos os adultos, mulheres e crianças sem distinção de idade, as práticas e os exames preventivos são para todos já que para cada grupo existem um conjunto de determinadas doenças que pode ser evitadas.

A prevenção entendida em suas complexidades, refere-se a ações ou um conjunto de etapas que devem serem executadas para evitar que uma situação ocorra ou se degrade. Prevenção não é somente cuidar do corpo, o uso de equipamentos de segurança no trabalho, não dirigir alcoolizado entre tantos outras ações, são também exemplos de meios preventivos de proteção a saúde.

A Medicina Preventiva

A nível do tratamento médico, um enorme progresso foi feito em direção a essa meta nos últimos 50 anos em especial com o surgimento de dezenas de vacinas. Hoje os testes de triagem estão disponíveis para muitas doenças comuns e abrangem abordagens bioquímicas (por exemplo, colesterol, glicose), fisiológicas (por exemplo, pressão sanguínea, curvas de crescimento), radiológicas (por exemplo, mamografia, densitometria óssea) e citológicas (por exemplo, esfregaço de Papanicolaou). Intervenções preventivas eficazes resultaram em declínios dramáticos na mortalidade por muitas doenças, particularmente infecções. As intervenções preventivas incluem aconselhamento sobre comportamentos de risco, mudança de hábitos, correção de vícios, vacinações, medicamentos e, em alguns casos relativamente incomuns, cirurgia. Serviços preventivos (incluindo testes de triagem, intervenções preventivas, e aconselhamento) são diferentes de outras intervenções médicas porque são administradas de forma proativa a indivíduos saudáveis, em vez de em resposta a um sintoma, sinal ou diagnóstico.

O principal objetivo da prevenção é identificar as condições favoráveis ​​ao desenvolvimento de uma patologia, a fim de reduzir o número de pessoas que sofrem de determinadas doenças.  No mundo dos profissionais de saúde, foi criado um ramo específico para tratar da prevenção, da medicina preventiva. Sua função é detectar doenças e fornecer conselhos de uma forma geral. Portanto, como parte de uma abordagem preventiva, os médicos podem dar diferentes conselhos sobre limpeza, nutrição, ergonomia, postura ou quaisquer outro assunto que sejam pertinentes a uma vida saudável, alertando seja através de orientações ou de exames, os riscos de desenvolvimento de  uma determinada afecção ou um conjunto de doenças. Como forma de prevenir o check-up de saúde é certamente a melhor forma de fazer uma observação completa sobre o seu estado de saúde e permitir uma detecção precoce de possíveis adoecimentos, a redução de risco ou manutenção de baixo risco, a detecção precoce e o rastreamento de doenças, assim como o tratamento e a reabilitação

Diferentes Formas de Prevenção

No Brasil para as pessoas que não tem acesso a um plano de saúde complementar que lhe garantam um check up médico anual, os processos dos cuidados preventivos à saúde ficam sendo uma das missões básica do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Atenção Primária à Saúde (APS) nos postos de saúde. Serviço esse hoje que deixa muito a desejar já que o sistema é focado no tratamento, é sobrecarregado, e não permite na maioria das vezes que um mesmo médico acompanhe o um determinado paciente nas consultas.

Na realidade a demanda dos serviços de APS é complexo, cheio de incertezas e infelizmente seja por questões financeiras, de tempo, sobrecargas, de prioridade da gestão pública ou mesmo por razões culturais, a maioria das pessoas inclusive, só procuram um médico quanto o processo de adoecimento já provoca sofrimentos ou a doença já se instalou no seu corpo. Na verdade esse fato de ir ao médico quando do acometimento da doença, também é muito comum em quem detém um plano de saúde. Carecemos de um cultura preventiva.

Inúmeros são os fatores que determinam poder afirmar, que o SUS ainda não está adequado a realidade global para práticas da medicina preventiva. Para adequar essa triste realidade á modernidade da saúde, novos parâmetros tem de serem estipulados a nível federal enquanto metas nacionais do não adoecimento, a nível de gestão governamental a prevenção evitaria os gastos milhões aos cofres públicos com os tratamentos via SUS, economizaria também milhões na previdência. A nível individual, as pessoas se manteriam proativas, produtivas, saudáveis  se economizaria com os gastos desnecessários das despesas médicas, além é claro do objetivo central que é o de salvar vidas.

Fazer uma consulta médica é a maneira de ter certeza de que está tudo bem

Em países do primeiro mundo as práticas preventivas, cada vez mais se tornam um meio eficaz de evitar doenças, na Inglaterra a preocupação do governo tem sido o da ampliação do tempo de consulta por paciente, permitindo assim uma melhor interação entre o médico e paciente.

Tomando como exemplo o modelo dos Estados Unidos, onde inexiste a gratuidade na saúde, dada a necessidade e as vantagens de se precaver, o governo federal americano criou uma agência de saúde (Healthcare.gov) especifica para promover as consultas preventivas, realizar campanhas de triagem de testes em massa, inclusive com o fornecimento de kit de exames anuais subvencionados para os planos e hospitais particulares, onde os exames preventivos são mais baratos que os exames para tratamentos.

Prevenção por Campanhas de Massas

A prevenção por esses meios, através de campanhas públicas (Maio Roxo, Setembro Amarelo, Outubro Rosa, etc ) para a detecção precoce de uma determinada doença, são excelentes iniciativas que estão dando ótimos resultados mesmo quando a sua ocorrência não já pode ser evitada. O principal desafio é detectar a condição antes do início dos sintomas e também desacelerar ou interromper a progressão. Em geral, a detecção precoce acelera o processo de gerenciamento e melhora a eficiência do tratamento, salvando vidas.

 Consulta Preventiva

O cuidado preventivo inclui exames de rotina, exames e imunizações para prevenir ou evitar doenças ou outros problemas de saúde. E geralmente é focado no seguinte:

Avaliação da sua saúde quando você está livre de sintomas

Oferecendo exames e exames de rotina

Orientações para o risco de desenvolver problemas de saúde, mesmo se você estiver na melhor forma de sua vida

Consulta  de Diagnóstico

Os  cuidados de  diagnósticos é ‘quando a pessoa  apresenta sintomas ou fatores de risco e o médico deseja diagnosticá-los  para realizar  tratamento evitando a evolução para uma doença.

A maioria dos planos de saúde cobrem a totalidade dos conjunto de serviços preventivos –  exames de rastreamento – com custo já inclusos nas mensalidades

A opção de recomendar um teste de triagem ou até uma intervenção preventiva requer um nível de evidência particular que só o médico ira determinar.

A realização de exames anuais previne ou detecta diversas doenças

Ter uma vida com hábitos saudáveis e verificar sua saúde, através de exames regulares e receber cuidados preventivos recomendados por um profissional de saúde é a única forma de traçar um quadro mais preciso de sua saúde.

Fontes-

HealthCare.gov -Organização governamental –

A Importância da Prevenção, Edição nº 1-  Revista Cuidar & Prevenir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *