Você sabia que aproximadamente em média 8 milhões de pessoas em todo o mundo ainda são infectadas com a tuberculose ?
A tuberculose tem atormentado humanos há milhares de anos e continua a ser uma das dez principais causas de morte em todo o mundo. Embora tenhamos observado uma diminuição da taxa de incidência da doença nos últimos 5 anos anos no pais, o Brasil notifica em média 60 mil casos da doença ano. No final do século 19 e início dos anos 1900, a tuberculose matava mais do que qualquer outra doença no Brasil, era chamada de a “peste branca” devido seu alto grau de letalidade, nome esse que a comparava com a peste negra. Não existia política pública para o controle da tuberculose, que é um doença endêmica. O desenvolvimento dos sintomas podem serem lento, mas leva à morte. É preciso contextualizar que o bacilo de Koch, apesar de contaminar qualquer pessoa, costuma levar ao óbito aqueles que estão em situação mais vulnerável, e com sistema imunológico comprometido.
A tuberculose é uma doença infecciosa que se inicia, habitualmente, pela inalação da bactéria Mycobaterium tuberculosis, também conhecida como Bacilo de Koch, pelos pulmões e é transmitida pela tosse de gotículas expelidas por uma pessoa doente. Como acontece com a covid, nem todas as pessoas infectadas com a bactéria da tuberculose ficam doentes, o que faz com que ela se propague na sociedade de forma invisível.
A tuberculose geralmente afeta os pulmões, mas também pode afetar outras partes do corpo, como o cérebro, os rins ou a coluna vertebral. Uma pessoa com tuberculose pode morrer se não receber tratamento.
. Algumas cepas da bactéria que causam a tuberculose desenvolveram resistência aos tratamentos disponíveis e se tornaram “superbactérias”.
Na maior parte das pessoas que são infectadas, a doença não se manifesta por conta de defesa do organismo. Fatores como debilidade causada por outras doenças, tabagismo acentuado, desnutrição, condições sócioeconômicas e de higiene favorecem a instalação da pneumonia por tuberculose. Adultos, jovens ou pessoas com os fatores de risco citados são os mais acometidos.
Quais são os sintomas da tuberculose?
Os sintomas gerais da tuberculose incluem sensação de mal-estar ou fraqueza, perda de peso, febre e suores noturnos. Sintomas mais característicos são tosse crônica, às vezes com raias de sangue, febre vespertina (no final do dia) e emagrecimento, que persistem por meses se não houver diagnóstico. Do pulmão a bactéria pode migrar, se não tratada, para outros locais do corpo causando outras lesões.
O diagnóstico é feito por exames, classicamente com a pesquisa da bactéria presente no escarro do paciente, a realização da radiografia de tórax, entre outras técnicas de biologia molecular, que identificam a presença do DNA do bacilo no material. Entre eles, o teste tuberculínico ou PPD, um teste cutâneo que pode mostrar a reação do bacilo na pele. O tratamento é feito com antibióticos associados durante meses, dependendo das lesões e da condição física do paciente. O não tratamento, ou a interrupção do tratamento, pode levar a disseminação pelo organismo e a destruição dos pulmões acometidos.
Como a Tuberculose se espalha?
Os germes da tuberculose são lançados no ar quando uma pessoa com tuberculose nos pulmões ou na garganta tosse, espirra, fala ou canta. Esses germes podem permanecer no ar por várias horas, dependendo do ambiente. Pessoas que respiram o ar que contém esses germes da tuberculose podem ser infectadas; isso é chamado de infecção latente de tuberculose.
Qual é a diferença entre a infecção latente de tuberculose e a doença tuberculosa?
Pessoas com infecção latente de TB têm germes de TB em seus corpos, mas não estão doentes porque os germes não estão ativos. Essas pessoas não apresentam sintomas de tuberculose e não podem transmitir os germes a outras pessoas. No entanto, eles podem desenvolver tuberculose no futuro. Freqüentemente, eles recebem tratamento prescrito para prevenir o desenvolvimento da tuberculose.
Pessoas com tuberculose adoecem com germes ativos, o que significa que eles estão se multiplicando e destruindo tecidos do corpo. Eles geralmente apresentam sintomas de tuberculose. Pessoas com tuberculose nos pulmões ou na garganta são capazes de espalhar germes para outras pessoas. São prescritos medicamentos que podem tratar a tuberculose.
O que devo fazer se passar algum tempo com alguém com infecção latente de tuberculose?
Uma pessoa com infecção latente de tuberculose não pode transmitir germes a outras pessoas. Você não precisa ser testado se já passou algum tempo com alguém com infecção latente de Tuberculose. No entanto, se você passou algum tempo com alguém com tuberculose ou com sintomas de tuberculose, você deve fazer o teste.
O que devo fazer se tiver sido exposto a alguém com tuberculose?
Pessoas com tuberculose têm maior probabilidade de espalhar os germes para pessoas com quem convivem todos os dias, como familiares ou colegas de trabalho. Se você esteve perto de alguém com tuberculose, deve ir ao médico ou ao departamento de saúde local para fazer exames.
Como você faz o teste de tuberculose?
Existem dois testes que podem ser usados para ajudar a detectar a infecção por Tuberculose: um teste de pele ou um teste de sangue para Tuberculose. O teste cutâneo da tuberculina de Mantoux é realizado através da injeção de uma pequena quantidade de líquido (chamada tuberculina) na pele na parte inferior do braço. Uma pessoa que faz o teste cutâneo de tuberculina deve retornar dentro de 48 a 72 horas para que um profissional de saúde treinado procure uma reação no braço. Os exames de sangue para Tuberculose medem como o sistema imunológico do paciente reage aos germes que causam a Tuberculose.
O que significa um teste positivo para infecção por Tuberculose?
Um teste positivo para infecção de Tuberculose indica apenas que uma pessoa foi infectada com germes de Tuberculose. Não informa se a pessoa progrediu ou não para a tuberculose. Outros exames, como uma radiografia de tórax e uma amostra de escarro, são necessários para verificar se a pessoa tem tuberculose.
O que é Bacille Calmette – Guèrin (BCG)?
O imunizante foi fruto de uma longa pesquisa dos franceses Léon Calmette e Alphonse Guérin. Eles atenuaram uma bactéria, batizada de Bacilo de Calmette e Guérin (por isso, a sigla BCG), e anunciaram a um século atrás em 1º de julho de 1921, uma forma de debelar o bacilo de Koch, causador da tuberculose.
BCG é uma vacina para a doença tuberculosa. O BCG é usado em muitos países, seu uso ainda não é generalizado. A vacinação BCG não evita completamente que as pessoas contraiam tuberculose. Também pode causar um teste cutâneo de tuberculina falso positivo. No entanto, as pessoas que foram vacinadas com BCG tende a se prevenirem melhor em conato com essa bactéria. Segundo a pesquisadora da Fiocruz a Dr Dilene nascimento; “Mesmo antes da descoberta da vacina na França, o Brasil tinha iniciativas para tentar proteger a população deste mal. Uma delas foi a Liga Brasileira contra a Tuberculose, entidade civil composta por pesquisadores e intelectuais, e que se transformaria depois na Fundação Ataulpho de Paiva, no Rio de Janeiro, entidade filantrópica até hoje responsável por produzir a BCG no país. Aliás, no Brasil, o desenvolvimento da vacina deu-se, inicialmente, pela pesquisa do cientista Arlindo de Assis (1896-1966) depois que ele recebeu, em 1925, uma amostra da cepa da bactéria in vitro para estudo.”
Desde 1976, existe essa obrigatoriedade de vacinação. Todas as maternidades aplicam vacina BCG nas crianças recém-nascidas. O imunizante não impede 100% de se infectar com o bacilo, mas faz com que uma eventual evolução da doença ocorra de forma menos grave, como ocorre com as vacinas contra a covid de hoje em dia também. A vacina é indicada para crianças de 0 a 4 anos (de acordo com a Portaria nº 452, de 6 de dezembro de 1976, do Ministério da Saúde, o imunizante é obrigatório para menores de um ano).
Por que a infecção latente de tuberculose é tratada?
Se você tiver uma infecção latente de tuberculose, mas não uma tuberculose, seu médico pode querer que você tome um medicamento para matar os germes da tuberculose e evitar que você desenvolva a tuberculose. A decisão sobre o tratamento para a infecção latente será baseada nas suas chances de desenvolver tuberculose. Algumas pessoas são mais propensas do que outras a desenvolver tuberculose, uma vez que contraem a tuberculose. Isso inclui pessoas com infecção por HIV, doentes crônicos,pessoas que foram recentemente expostas a alguém com tuberculose e pessoas com certas condições médicas.
Como a tuberculose é tratada?
A tuberculose pode ser tratada com vários medicamentos por 6 a 12 meses. É muito importante que as pessoas com tuberculose terminem os medicamentos e tomem os medicamentos exatamente como prescritos. Se eles pararem de tomar os medicamentos muito cedo, podem ficar doentes novamente; se eles não tomarem os medicamentos corretamente, os germes que ainda estão vivos podem se tornar resistentes a esses medicamentos. A tuberculose resistente a medicamentos é mais difícil e mais cara de tratar. Em algumas situações, a equipe do departamento de saúde local se reúne regularmente com pacientes com Tuberculose para observá-los tomar seus medicamentos. Isso é chamado de terapia diretamente observada (DOT). O DOT ajuda o paciente a concluir o tratamento no menor tempo possível.
Referência-
Sociedade Brasileira de Patologia
Agência Brasil-Saúde
Fiocruz