Torneio paulista de handebol juvenil

Esportes juvenis e atividades físicas contínuas podem trazer muitos benefícios para crianças e adolescentes. As experiências positivas que os esportes e um estilo de vida ativo trazem desempenham um papel importante no desenvolvimento de um jovem. Praticar um esporte requer muito tempo e energia. Algumas pessoas podem pensar que isso distrairia os alunos das atividades escolares. No entanto, o oposto é verdadeiro. Os esportes exigem memorização, repetição e aprendizagem – conjuntos de habilidades que são diretamente relevantes para o trabalho em sala de aula. Além disso, as habilidades de determinação e definição de metas que um esporte exige são transferidas para a sala de aula.

Esportes e saúde estão fortemente conectados. O estresse causado pelo exercício nos ossos, músculos, ligamentos e tendões os torna fortes e saudáveis. O exercício ajuda a queimar calorias no corpo, reduzindo as chances de obesidade. O desempenho e a resistência dos músculos cardíacos melhoram, aumentando sua eficiência e reduzindo o risco futuro de doenças cardíacas. O exercício desencadeia o uso de açúcar no sangue. A glicose é convertida em energia, equilibrando assim o açúcar no sangue. Os esportes também ajudam na luta contra o câncer e outras doenças relacionadas ao estilo de vida. O esporte também incentivam a tomada de decisões saudáveis, como não fumar e não beber.

Esportes ensinam trabalho em equipe e habilidades de resolução de problemas

Lutar por um objetivo comum com um grupo de jogadores e treinadores ensina como construir o trabalho em equipe e comunicar-se com eficácia para resolver problemas. Essa experiência é útil ao encontrar problemas no trabalho ou em casa.

Autoconfiança e autoestima

O exercício regular que acompanha a prática de esportes pode ajudar a aumentar sua confiança e melhorar sua autoestima. À medida que sua força, habilidades e resistência aumentam por meio da prática de esportes, sua autoimagem também melhora. O esporte proporciona uma sensação de domínio e controle, o que geralmente leva a um sentimento de orgulho e autoconfiança. Com o vigor e a energia renovados que vêm da atividade física, é mais provável que você seja bem-sucedido nas tarefas tanto fora do campo quanto dentro dele. O aperto de mão após a vitória desenvolve a auto-estima. Uma palavra de incentivo e elogio dos pais, amigos e treinadores fazem o desportista se sentir feliz. É mais provável que um aluno motivado se saia bem na aula do que um aluno que vê tudo contra ele. Alcançar uma meta esportiva ou de condicionamento físico o incentiva a atingir outras metas estabelecidas. Este é um processo de aprendizagem gratificante e estimulante.

Ao mesmo tempo, a atividade física estimula a produção de endorfinas . Estes são elevadores naturais do humor que podem ajudar a manter o estresse e a depressão sob controle. As endorfinas também podem deixá-lo mais relaxado e otimista após um treino intenso no campo.

Trabalho em equipe

O trabalho em equipe é a chave do sucesso. Nos esportes, você tem que colaborar com outros membros da equipe para vencer. Para ter sucesso na educação, o aluno precisa trabalhar lado a lado com professores e colegas. Depois da escola, ao trabalhar em um projeto, aqueles com habilidades de trabalho em equipe alcançam seus objetivos. Os empregadores estão interessados ​​em contratar funcionários que possam trabalhar em conjunto com outros funcionários para atingir um objetivo comum. Habilidades de trabalho em equipe estão entre outros requisitos para garantir um bom emprego.

Liderança

Esportes coletivos como futebol, beisebol e basquete são criadouros de traços de liderança. Estudos feitos em escolas de segundo grau revelam uma correlação entre a participação nos esportes e as qualidades de liderança. Por causa da oportunidade de treinar, tentar, ganhar ou perder juntos, as pessoas envolvidas no esporte são naturalmente mais inclinadas a adotar uma “mentalidade de equipe” no local de trabalho e em situações sociais. A mentalidade de equipe leva a fortes qualidades de liderança ao longo dos anos.

Habilidades sociais

O esporte une as pessoas. Os estudantes de esportes têm muitos amigos. Ao jogar em outras escolas, eles têm a chance de interagir com novas pessoas. Os esportes dão aos alunos a chance de ir para países estrangeiros. Quando em um país estrangeiro, pode-se aprender línguas estrangeiras. Ajuda a construir um sentimento de pertença. Essas habilidades sociais e de comunicação mais tarde ajudam o aluno em sua carreira e relacionamentos futuros. A gente fica sabendo da importância das pessoas ao seu redor em uma idade mais jovem. Os estudantes de esportes não são vítimas de tribalismo e outras formas de discriminação. Eles apreciam a presença de todos em suas vidas. Essa capacidade de viver com qualquer pessoa torna mais fácil para uma pessoa sobreviver em países estrangeiros.

Disciplina

A disciplina é a chave para o sucesso nos esportes. Nos esportes, o aluno deve seguir as regras estabelecidas e obedecer ao seu treinador. Enquanto outros alunos ficam ociosos pensando em drogas, um estudante de esportes está ocupado treinando, ele ou ela não tem tempo para drogas. Os treinadores também os educam sobre os impactos negativos das drogas em sua vida esportiva. Com disciplina, o aluno pode alcançar seus objetivos. As habilidades de gerenciamento do tempo são aprendidas nos esportes. Quando você tem horários apertados e não tem tempo para tarefas devido às atividades esportivas, pode consultar o serviço de redação da faculdade para obter ajuda com as tarefas.

Capacidade intelectual

O esporte é o melhor no combate ao estresse. Os esportes ajudam a melhorar as funções cognitivas e de memória do cérebro. Depois de passar várias horas em aula, o aluno precisa de algum tempo para refrescar a mente. Alunos ativos em esportes são os melhores acadêmicos. Os esportes aumentam sua capacidade de concentração e foco na aula.

Níveis de energia aprimorados

O exercício físico regular melhora nossos níveis de energia. Os estudantes de esportes podem ser ativos durante todo o dia sem se cansar. O exercício regular do corpo melhora o desempenho dos pulmões. Eles são capazes de absorver mais oxigênio no corpo, que é usado na geração de energia. Os alunos de esportes podem realizar tarefas com menos esforço. Os atletas podem caminhar longas distâncias em comparação com os não atletas.

futebol de rua em comunidade carioca

Gerenciando emoções

Com certeza, praticar esportes é geralmente uma maneira fantástica de melhorar sua forma física e sua saúde. Muitos de nós podem não se sentir em casa martelando em uma esteira ou suando na academia, mas ficaremos felizes em perseguir uma bola sem parar enquanto jogamos algum tipo de jogo.

Para a maioria das pessoas, praticar esportes melhorará sua saúde geral e bem-estar. Existem muitas razões pelas quais você deve se envolver no esporte, com redução da gordura corporal, fortalecimento dos ossos, aumento da resistência e flexibilidade, sendo algumas das razões pelas quais você deve praticar um esporte.

Benefícios mentais do esporte para crianças pequenas

O esporte pode beneficiar as crianças de muitas maneiras que beneficiam os adultos. A maior diferença é que, quando as crianças começam a praticar esportes bem jovens, é muito mais provável que continuem ativas à medida que envelhecem. A mesma fonte também sugere que a participação em um esporte coletivo melhora o desempenho acadêmico, leva a melhores resultados escolares e resulta em mais participação após a escola.

Praticar esportes na fase juvenil tem de ser valorizado pois você adquire saúde para a vida toda, mas nunca é tarde para iniciar em   atividade física, ela  pode melhorar a saúde geral em todas as idades, veja:

Melhor saúde cardiovascular. O coração é um músculo, precisa ser trabalhado! O exercício regular pode ajudar a melhorar a saúde geral de todo o seu sistema cardiovascular.

Reduz o risco de doenças cardíacas, derrame e diabetes. Um coração mais saudável significa risco reduzido de doenças cardiovasculares, derrame e diabetes.

Pressão arterial reduzida. A atividade física mantém o coração e os vasos sanguíneos saudáveis, ajudando a prevenir a hipertensão.

Melhoria da aptidão aeróbica. A participação em atividades aeróbicas – como corrida, ciclismo ou natação – pode melhorar a capacidade do corpo de transportar e utilizar oxigênio nos pulmões e no sangue.

Maior força e resistência muscular. Os exercícios de resistência desafiam o seu sistema muscular, resultando em músculos maiores e mais fortes.

Flexibilidade articular e amplitude de movimento aprimoradas. A flexibilidade aprimorada reduz o risco de lesões.

Alívio de estresse. O exercício é um grande impulsionador do humor e provou ser um método eficaz de alívio do estresse. Quando você está fisicamente ativo, sua mente se distrai do estresse diário. Ser ativo pode ajudá-lo a evitar ficar atolado por pensamentos negativos. O exercício reduz os níveis de hormônios do estresse em seu corpo.

Reduz o risco de certos tipos de câncer. Pessoas que se exercitam regularmente têm menos probabilidade de desenvolver câncer de mama, cólon e pulmão.

Controle o colesterol. O exercício diminui os níveis de LDL (colesterol ruim) e aumenta os níveis de HDL (colesterol bom).

Afaste a osteoporose. Construir ossos densos e fortes é outro benefício da atividade física.

Fortalece o sistema imunológico. Praticar mais exercícios = adoecer menos.

Sono melhorado. Sabemos a importância do sono, e os exercícios físicos podem ajudá-lo a aproveitar esses benefícios. O esporte e outras formas de atividade física melhoram a qualidade do sono. Ele faz isso ajudando você a adormecer mais rápido e aprofundando seu sono. Dormir melhor pode melhorar sua perspectiva mental no dia seguinte, bem como melhorar seu humor. Apenas tome cuidado para não praticar esportes no final do dia. As práticas noturnas poucas horas antes de dormir podem deixá-lo com muita energia para dormir!

Benefícios para a saúde mental. O exercício também é bom para a sua saúde mental, pois pode combater os sentimentos de ansiedade e depressão, aguçar o seu foco e melhorar a auto-estima.

Ajuda a controlar o peso. A atividade física não apenas queima calorias, mas também melhora o metabolismo a longo prazo. O esporte ajuda a manter um peso saudável Esportes individuais, como corrida, ciclismo e levantamento de peso, são formas particularmente eficazes de queimar calorias. Ficar dentro de uma faixa de peso recomendada reduz a probabilidade de desenvolver diabetes, colesterol alto e hipertensão.

Membros da delegação Brasileira de natação- Olimpíadas Tóquio 2020-2021

Vida prolongada. Quando você soma todos esses benefícios, o que você obtém? Uma vida mais longa, saudável e prazerosa!

Referências

Diário de notícias PT- Desporto

JEES- Jogos Escolares do Espirito Santo