Entender sobre as emoções que moldam nossas relações sociais é fundamental para se ter uma vida melhor e mais feliz. A inteligência emocional (IE) também chamada de (QE) Quociente emocional, é a capacidade de reconhecer e gerenciar nossas emoções, sentimentos frente aos desafios do dia a dia. O tema é amplamente debatido na filosofia, psicologia, nas neurociências, e atualmente assunto muito em evidencia em contraponto a IA (Inteligência Artificial). Alguns especialistas sugerem que a inteligência emocional é mais importante do que o QI. A psicóloga organizacional Tasha Eurich , que já fez uma série de pesquisas ao longo de anos, afirma que 95% das pessoas pensam que são “inteligentes emocionalmente”,mas apenas 20% realmente o são.
Reconhecer, ter ciência dos próprios comportamentos e impulsos, dos reflexos e condicionamentos sociais bem como aplicar esse conhecimento ao mundo ao nosso redor, de entender e gerenciar as emoções, navegar em situações desafiadoras e se comunicar com empatia.
A inteligência emocional é um conhecimento fundamental para se relacionar com as emoções das pessoas ao seu redor, também é uma consciência comportamental, individual, analítica que pode ser desenvolvida, aprimorada em qualquer época na vida de uma pessoa. Existem inclusive ações, exercícios, estudos e cursos que podemos fazer para fortalecer e desenvolver a nossa inteligência emocional. Com inteligência emocional, você pode usufruir com mais qualidade de vida os contratempos diários.
Na Prática
Segundo a psicóloga Kendra Cherry são 4 os componentes básicos da Inteligência Emocional para se ter controle sobre as emoções.
Raciocínio com emoções : Envolve o uso das emoções para promover o pensamento e a atividade cognitiva. As emoções ajudam a priorizar o que prestamos atenção e a que reagimos; respondemos emocionalmente a coisas que chamam nossa atenção.
Compreender as emoções : as emoções que percebemos podem ter uma grande variedade de significados. Se alguém está expressando emoções de raiva, o observador deve interpretar a causa da raiva da pessoa e o que isso pode significar. Por exemplo, se seu chefe está agindo com raiva, isso necessariamente não significa que ele está insatisfeito com seu trabalho, pode ser porque recebeu uma multa por excesso de velocidade no caminho para o trabalho naquela manhã ou porque está brigando com o síndico e todos nos transmitimos emoções perceptíveis.
Gerir as emoções : a capacidade de gerir as emoções de forma eficaz é uma parte crucial da inteligência emocional e do mais alto nível. Regular as emoções e responder adequadamente, bem como responder às emoções dos outros, são aspectos importantes do gerenciamento emocional.
Empatia
A empatia permite que você identifique e compreenda os sentimentos dos outros, o que pode ajudá-lo a lidar com as situações do local de trabalho de maneira mais eficaz. Por exemplo, quando um colega de trabalho está visivelmente estressado, você pode reagir com empatia.
Os componentes da inteligência emocional na divisão social, definido por Lauren Landry da Harvard Business School Online, versa sobre as quatro competências principais no inter relacionamento humano seja numa empresa , na escola ou quaisquer atividade social , enfim no dia a dia:
1. Autoconsciência
A autoconsciência está no centro de tudo. Ele descreve sua capacidade não apenas de entender seus pontos fortes e fracos, mas também de reconhecer suas emoções e o efeito que elas têm sobre você e o desempenho de sua equipe.
2. Autogestão
O autogerenciamento refere-se à capacidade de gerenciar suas emoções, principalmente em situações estressantes, e manter uma perspectiva positiva, apesar dos contratempos. Líderes que carecem de autogerenciamento tendem a reagir e têm mais dificuldade em controlar seus impulsos.
Uma reação tende a ser automática. Quanto mais sintonizado você estiver com sua inteligência emocional, mais fácil será fazer a transição da reação para a resposta. É importante lembrar de fazer uma pausa, respirar, se recompor e fazer o que for preciso para controlar suas emoções – seja dar um passeio ou ligar para um amigo – para que você possa responder de maneira mais adequada e intencional ao estresse e à adversidade.
3. Consciência social
Embora seja importante entender e administrar suas próprias emoções, você também precisa saber ler uma sala. A consciência social descreve sua capacidade de reconhecer as emoções dos outros e a dinâmica em jogo dentro de sua organização.
A empresa global de desenvolvimento de liderança DDI classifica a empatia como a habilidade de liderança número um , relatando que os líderes que dominam a empatia têm um desempenho 40% maior em coaching, envolvimento de outras pessoas e tomada de decisões. Em um estudo separado do Center for Creative Leadership , os pesquisadores descobriram que os gerentes que demonstram mais empatia em relação a seus subordinados diretos são vistos como de melhor desempenho e são considerados bons chefes.
4. Gestão de Relacionamento
O gerenciamento de relacionamentos refere-se à sua capacidade de influenciar, treinar e orientar outras pessoas e resolver conflitos de maneira eficaz.
Alguns preferem evitar conflitos, mas é importante abordar adequadamente os problemas à medida que eles surgem. Uma grande parte da inteligência emocional é ser capaz de pensar e ter empatia com o que as outras pessoas estão sentindo. Isso geralmente envolve considerar como você reagiria se estivesse na mesma situação.
Como a Inteligência Emocional é medida
Várias avaliações diferentes surgiram para medir os níveis de inteligência emocional. Esses testes que medem o grau da IE geralmente se enquadram em um dos dois tipos: testes de auto-relato e testes de habilidade.
Os testes de auto-relato são os mais comuns porque são os mais fáceis de administrar e pontuar. Nesses testes, os respondentes respondem a perguntas ou declarações classificando seus próprios comportamentos. Por exemplo, em uma declaração como “Muitas vezes sinto que entendo como os outros estão se sentindo”, um candidato pode descrever a declaração como discordo, discordo um pouco, concordo ou concordo totalmente.
Os testes de habilidade, por outro lado, envolvem fazer com que as pessoas respondam a situações e depois avaliem suas habilidades. Esses testes geralmente exigem que as pessoas demonstrem suas habilidades presencialmente, que são avaliadas por terceiros.
Para quem quer fazer o teste, é muito simples. Existem muitos recursos on-line de auto testes, gratuitos, para medir a inteligência emocional.
Compreender as emoções pode ser a chave para melhores relacionamentos e ter maior bem-estar. Resumindo, inteligência emocional é a capacidade de fazer as emoções trabalharem a seu favor, em vez de tornarem a seu desfavor.
Fontes
Cuidar e Prevenir
Harvard Business School Online.