HÁBITOS PREJUDICIAIS AOS DENTES QUE DEVEM SEREM ABANDONADOS

Diversos hábitos podem prejudicar seriamente os dentes. E não é só isso. Doenças mal curadas e procedimentos estéticos mal feitos, oferecem riscos à saúde bucal e podem estragar para sempre o seu sorriso.

Confira a seguir coisas que muita gente faz, que causam consequências graves podendo inclusive levar as perdas dos dentes.

1 .Palitar os dentes.

Parece ser prático, mas não cumpre a função de limpar e vai somente remediar a limpeza. Para completar o palito pode ser prejudicial ao seus dentes e gengiva. Ele remove o grosso visível de carne, cascas e etc, mas acaba empurrando as sobras das comidas para dentro. O palito também provoca um quadro de abrasão dos esmalte do dente, principalmente se usados frequentemente. O palitar os dentes ainda contribui para a entrada de bactérias nocivas e resultar em um problema periodontal, como a gengivite, já que coloca dentro das gengivas restos de comidas.

2.Usar os dentes como ferramenta

Muitas pessoas fazem uso da dentição como se a boca fosse uma ferramenta, para cortar fitas, segurar coisas, abrir embalagens e abridor de garrafas. Pode até parecer que os dentes são fortes em um primeiro momento, mas essa atitudes vão acabar em sangramentos, deslocamento, fraturas e até na perda total do dente.

3.Mastigar objetos ou fazer pressão sobre os dentes e a mandíbula

Morder tampas de caneta é um hábito que muitos têm em determinados momentos de, nervosismo, ansiedade ou concentração. Involuntariamente, as pessoas costumam morder sempre na mesma região, o que provoca a erosão dos dentes de forma irregular. Além disso, a pressão exercida pelo movimento de morder um objeto duro, pode causar a disfunção das articulações temporomandibulares (DTM), responsáveis pelos movimentos de abrir e fechar a boca.

4.Excesso de bebidas e alimentos ácidos

Certas bebidas e alimentos podem dissolver o esmalte e causar sensibilidade nos dentes. O esmalte começa a perder minerais e a ficar mais fino. Pode ser que você note que os dentes estão mais amarelados, porque o esmalte mais fino deixa transparecer a dentina, que é mais amarela. Para evitar consuma bebidas e alimentos ácidos com moderação, sempre que possível use um canudinho.

5.Consumo excessivo de bebidas alcoólicas

A bebida alcoólica contém substâncias que corroem os tecidos da boca, gengivas, bochechas e dentes, diminuindo a produção de saliva. “Essa falta de saliva faz com que a boca fique seca, o que propicia o aparecimento de bactérias. Assim, a chance de desenvolver cáries e mau hálito aumentam consideravelmente”, destaca a dentista.

6.Escovar os dentes com força

Todas as escovação diárias precisam serem feitas de maneira suave e sem pressa. Aparentemente pode até se ter a ilusão que pegando pesado você está caprichando na higiene, mas, na verdade, todo essa força acaba machucando a gengiva e danifica o esmalte dentário, deixando toda a dentina exposta, e provoca também a retração da gengiva. Não é a força que faz a limpeza eficiente, mas, sim, o tempo e os movimentos realizados

7.Fumar

O cigarro é um inimigo da saúde e com a boca não é diferente. Além de deixar os dentes amarelados, o tabagismo causa retração e inflamação gengival, doenças periodontais, mau hálito e é um fator predisponente para o câncer de boca.

8- Roer as unhas

Ato nada higiênico, roer as unhas também é prejudicial para a saúde bucal. Isso acontece porque debaixo da unha é possível encontrar germes e bactérias que, ao entrarem em contato com os dentes, podem ser passados para a boca e ali se alojar, bem como usar o mesmo dente ao roer a unha desgastará o esmalte do dente, abrindo o caminho para caries.

9.Não escovar depois do café da manhã

Milhões acreditam que tomar café da manhã sem escovar os dentes faz com que você consuma bactérias que ficaram acumuladas na boca durante a noite e ai não fazem a escovação depois primeira alimentação. De fato, ingerimos bactérias em todos os momentos do dia, inclusive quando engolimos a saliva. Nesse caso, esse tipo de bactéria não sobrevive em nosso corpo ao ir para o estômago.

Lembre-se sempre,  o importante é realizar a higienização toda vez que você se alimentar. Caso você tenha o hábito de escovar os dentes ao acordar, não tem problema nenhum, mas é importante repetir a escovação depois de comer para que restos de alimentos não fiquem acumulados em sua boca.

Fontes- ADA  American Dental Association

ADIA -Association OF DENTAL IMPLANT

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *