A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA A VIDA

A água é um recurso natural de valor inestimável e essencial para a existência da vida na terra seja de origem animal ou vegetal sendo a responsável pela sobrevivência na Terra. Foi na água que a vida na Terra começou.

Existe água por todo o Universo

A água é relativamente comum por todo o sistema solar. Mesmo Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol possui gelo em crateras dos seus polos que não recebem luz solar. Vênus possui uma espessa atmosfera que contribuem para o intenso efeito estufa do planeta. Na Lua, quantidades consideráveis de gelo estão presentes em crateras que não recebem luz solar em ambos os polos. Marte as calotas polares do planeta possuem quantidade considerável de gelo sob as camadas sazonais de dióxido de carbono sólido que se formam no inverno.

O telescópio espacial Hubble confirmou que em Júpiter e Saturno possuem vapor de água e que Urano e Netuno possuem grandes quantidades de água. Grandes massas de água estão presentes ainda, na maioria dos satélites naturais destes planetas. Uma das ocorrências mais notáveis está na lua Europa, que orbita Júpiter, onde pode existir um grande oceano líquido sob a camada de gelo que recobre o satélite. Outro candidato a possuir um oceano líquido em seu interior é Encélado, um satélite de Saturno, que possui gêiseres e criovulcões que ejetam água acima da superfície recoberta por gelo. Há alguns anos, os astrônomos buscam a existência de água em lugares distantes do Universo, partindo da premissa de que onde tem água pode haver vida.

Água no planeta Terra

O planeta Terra é constituído por uma extensa massa de água, toda essa água corresponde ao que conhecemos como hidrosfera. Compreendendo os oceanos, mares, rios, águas continentais, águas no sub solo, calota polares, geleiras e água na atmosfera em estado gasoso. Aproximadamente 71% da superfície terrestre é coberta por água, totalizando cerca de 1,4 bilhão de km3. É considerado o único planeta que apresenta a água em seus três estados físicos: gasoso, líquido e sólido. De toda a água disponível no planeta, 97,5% é água salgada. Apenas 2,5% da água disponível é doce. Entretanto, toda essa massa de água representa somente 0,02% da massa total do planeta terra.

O corpo humano

Constituído em média 60% em massa de água, cuja distribuição varia conforme o tecido. Enquanto o tecido adiposo praticamente não contém água, os músculos esqueléticos são constituídos por 73% de água. A composição do plasma sanguíneo chega a ser constituído em mais de 90% de água. É através da agua que os nutrientes chegam até as células. O suor, utilizado para manter a temperatura corporal constante em cerca de 37 °C, é uma das principais causas de perda de água do organismo que acontecem continuamente, mas em especial quando ocorre a prática de uma atividade física intensa. A água é também o principal componente da urina, que carrega consigo os rejeitos gerados pelo metabolismo que precisam ser excretados. No total, cerca de dois litros de água são perdidos diariamente do corpo de uma pessoa adulta. Desta forma, a mesma quantidade deve ser reposta para evitar a desidratação, através do consumo de água tratada e alimentos ricos em água, como frutas e vegetais. A sensação de necessidade de água é controlada pelo hipotálamo, que nos avisa de sua necessidade, provocando a sensação de sede Os efeitos da desidratação são logo percebidos e, no caso de nenhuma ingestão de água, o indivíduo morre em no máximo quatro dias. A água também é fonte de lazer, diversão e de práticas de esportes aquáticos e náuticos. A água devido a sua imperiosa necessidade humana já foi considerada Deus e Deusa em  diversas civilizações passadas.

Clima da Terra

Os oceanos constituem uma grande massa de água líquida que ocupa 71% da superfície do planeta e possuem espessura média de 3,7 quilômetros. Em função de possuir uma grande capacidade térmica, os oceanos armazenam grandes quantidades de energia provenientes do Sol e, são o maior sumidouro de carbono e captam o dióxido de carbono da atmosfera e assim, regulam o clima na terra.

A fotossíntese

Por meio da hidrólise, as moléculas de água são quebradas por ação da luz solar e se recombinam com o gás carbônico para formar a glicose, composto rico em energia, necessários à sobrevivência da planta. Um dos produtos finais desse processo é o oxigênio, que é liberado no ambiente.

Agricultura

Atualmente mais de 70% de toda a água doce potável do mundo é consumida nas plantações agrícolas. Enquanto são gastos em média dois a três litros por pessoa por dia para ingestão e de 30 a 300 litros para higiene e limpeza.

Pesca

A pesca é de fundamental importância para segurança alimentar, pois fornece cerca de 16% das proteínas animais consumidas em todo o globo, além de ser uma fonte importante de ácidos graxos e minerais para o corpo. No ambiente natural, os peixes são a principal fonte de comida para as populações humanas.

Energia, indústria e transportes.

Hidroeletricidade, é gerada a partir da utilização da água, representa quase um quinto da fonte de energia elétrica do planeta. Usinas geradoras que utilizam diretamente o desnível natural dos rios para geração de energia são consideradas fontes limpas de geração de energia.

A água é utilizada em uma série de processos na indústria, desde limpeza, para a geração de vapor, para aquecimento ou resfriamento, como transportadora de substâncias ou partículas, como matéria-prima ou diretamente no produto, como no caso da indústria de bebidas. matéria-prima para a produção de hidrogênio.

O setor de transporte hidroviário é de fundamental importância para a economia global, dado o seu custo relativamente baixo. Cerca de 90% do comércio de produtos é feito através deste modal de transporte. Contudo, esta atividade também provoca dados ao ecossistema aquático, sobretudo ao disseminar espécies invasoras, desequilibrando o ambiente.

O Dia Mundial da Água, acontece todos os anos na data de 22 de março, foi criado pela Assembleia Geral da ONU em 1993 para promover a conscientização, conservação e preservação da água e o desenvolvimento sustentável dos recursos hídricos.

Na ocasião foi promulgada  a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos. Abaixo leia alguns trechos dessa declaração:

*A água faz parte do patrimônio do planeta;

* água é a seiva do nosso planeta;

*Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados; A água para uso humano não é inesgotável.

*O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

*A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

*A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

*A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;

*A utilização da água implica em respeito ao meio ambiente;

*A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

*O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Autor José Geraldo Castro Duarte

Fontes.

JPN -PT,  ONU,  WIKIPEDIA,  IAG/USP

Breuer, Doris; Torrence Johnson. Encyclopedia of the Solar System

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *