Se antes da pandemia as portas do marketing digital estavam semiabertas para o setor de saúde, abriram-se completamente passado esses dois últimos anos. A Covid que redesenhou o nosso dia a dia, levou empresas e consumidores, a adotarem rapidamente novos comportamentos digitais, acelerou as expectativas do uso da internet, trouxe um avanço no uso de novas ferramentas virtuais e, promoveu em meses expectativas que eram de anos. No Brasil a transformação digital em saúde também se intensificou, com o atendimento virtual para marcações de consultas e diagnósticos, na expansão dos sites de consultórios, pelo uso das tele consultas e das startups que combinam tecnologia com tele-serviços médicos (health techs), de lá para cá, todo esse segmento digital que chamamos de telemedicina cresceu 300%.
Vivenciamos um momento de conscientização sobre a saúde, fruto do debate da crise pandêmica e por enxurradas de artigos e informações relacionadas a medicina em todas as redes sociais e nas mídias de comunicações. As pessoas estão compreendendo melhor a importância das consultas médicas regulares, dos exames de rotina, de terem hábitos e consumo mais saudáveis, de buscarem atendimentos aos primeiros sinais dos adoecimentos. A consciência dos pacientes sobre sua própria saúde e o desejo por soluções de saúde cada vez mais simples e práticas, fez surgir um novo tipo (conceito) do consumo em saúde focado em valor e valores, onde os consumidores individuais buscam os mais variados atendimentos médicos na internet e pagam por eles próprios; A Consumerização de Saúde.
Na internet, saltamos para 152 milhões de pessoas conectadas, representando 81% de brasileiros (acima de 10 anos) que acessam regularmente e, o uso da web pela população é formado pelos seguintes resultados: Utilização online de produtos, jogos, música, filmes e etc. (59%), pesquisas e serviços à saúde (47%), pesquisas e atividades escolares (41%), compras online (39%) trabalho pela internet (33%). Esses resultados por si só refletem a importância das empresas médicas estarem presente nas mídias digitais, não mais como uma página promocional, um cartão de visita e, sim para interagir, atender os clientes. Representa que a otimização dos sites para mecanismos de busca (SEO) na área de saúde tornou-se fundamental, os dados demostram que a primeira coisa que uma pessoa faz quando precisa de uma informação é pesquisar na internet, estando as buscas por saúde no topo.
A importância do Mercado on-line
O sistema nacional de saúde no setor empresarial continua em expansão e vai movimentar até o final deste ano cerca de R$ 313,9 bilhões, o que representa um acréscimo de 13,8% em comparação a 2020. Para o próximo ano estima-se que a economia no setor privado movimente acima de R$ 400 bilhões, na área pública, Estados, Munícipios e a União somando os seus orçamentos, estima-se que apliquem cerca de R$ 360 bilhões, portanto o mercado da saúde movimentará mais de R$ 760 bilhões em 2022.
Em 2022 as empresas de saúde terão que aprimorar o alcance e a qualidade do seu marketing digital, incorporando as novas tecnologias e conceitos, para poderem navegarem nesse mercado altamente competitivo. Com inúmeras disponibilidades de informações online, os consumidores tem inúmeras opções a seu dispor para comparar serviços, preços e, escolher o que atende melhor às suas expectativas, indiferente do público alvo serem pessoas cobertas por planos de saúde ou pagarem por desembolso próprio. Neste cenário para se tornar uma opção trata-se principalmente em ter um gerenciamento eficaz na reputação da marca e de promover na conexão web um relacionamento qualitativo, direto, que seja de fácil acesso aos interessados.
As novas trilhas do marketing médico em 2022
Da mesma forma que é usada em outros segmentos, o marketing digital médico exige o planejamento de estratégias voltadas para o público-alvo de pacientes(clientes), abaixo menciono alguns pontos imprescindíveis em um planejamento;
Ter uma identidade de marca conceituada é tudo para uma empresa. Ter uma identidade bem falada sobre uma especialidade ou serviço bastava para atrair clientes, hoje a marca da empresa médica, além do diferencial precisa ser positiva, persuasiva e construir mensagens de credibilidade para os tratamentos ofertados e, estar em permanente relacionamento com o cliente, o que significa estar inserido nas web mídias.
A medida que as pessoas estão se focando na saúde, nos cuidados preventivos, elas buscam leituras em sites para saber mais sobre cuidar da própria saúde e agir de acordo. Artigos sobre bem estar nos sites médicos já são uma tendência, ao anunciar em canais de conteúdo ou alinhar nas plataformas da marca postagens e informações com temas aos quais os clientes tem interesses, estabelece uma interlocução saudável para atrair visualizações nas mídias da empresa.
O marketing de conteúdo comprovadamente faz mais do que vender, ele cria confiança. E na época das notícias falsas, a confiança se torna uma ferramenta de venda. Mais de 73% dos consumidores consideram a transparência mais importante do que o preço. Invista em marketing de conteúdo, a maneira mais inteligente de atrair novos pacientes e clientes.
Investir em diferentes canais virtuais e ferramentas para divulgar seu produto ou serviço é a tacada certa, O Facebook , independentemente da especialidade, pelo seu alto nível de segmentação, funciona bem para ter um público local . O LinkedIn e o youtube, mesmo sendo redes para públicos diferentes, são eficazes para se posicionar como profissional . O foco visual do Instagram o torna ideal para postar imagens e vídeos. O Pinterest é outra plataforma de imagens, o email marketing é um excelente feed back, o Google Ads para impulsionamento, o Whatsapp e similares estabelecem um contato direto e etc. Quando todas as múltiplas plataformas funcionam em conjunto para transmitir a mesma mensagem da marca, você alcança um público maior de várias maneiras. Isso cria um impacto altamente significativo. Uma estratégia abrangente que integra várias plataformas, interagindo o site com as web mídias, é o caminho a percorrer, os clientes são omnicanais e o marketing de uma marca também deve ser.
A web móvel já é responsável por cerca de 50% do tráfego na internet. Contando as pessoas que usam apenas o celular para se conectar, o percentual é de 56%. Em 2022, esses números devem aumentar com telefones celulares mais técnicos. Tenha um site compatível (responsivo) para os dispositivos móveis, caso contrário, não terá nenhum tráfego orgânico.
Invista duplamente no uso do SEO, no segmentado e no direcionado por localização: SEO é crucial para todas as organizações de saúde. Análise avançadas de trafego podem ajudar as iniciativas de marketing chegar aos clientes certos, na hora certa, com o produto certo.
Ter um blog informativo com tópicos de interesse, soma na credibilidade. O blog permite compartilhar histórias de sucesso, dicas de bem estar, cuidados preventivos, o blog pode ser usado para tirar dúvidas sobre os serviços ofertados, auxiliar em tratamentos. O blog ajuda o site a ser mais atrativo.
O público está cada vez mais inclinado para os conteúdos visuais que inspiram e educam. Através dos vídeos, dos infográficos e animações podem ser transmitidas muitas mensagens que às vezes não bastam com as palavras. Através de um vídeo postado no youtube os profissionais de saúde podem ser vistos diretamente pelos seus clientes, demonstrando competência e eficiência nas habilidades pessoais, aumentando a reputação e a confiança para atrair novos pacientes.
Em vez de ver a mídia social como uma tarefa cansativa e que consome muita energia, veja o que ela realmente pode ser: uma janela digital para seus pacientes. Elabore um poderoso plano de marketing nas redes sociais, 72% por cento de todos os usuários da Internet são ativos nas redes sociais, não basta meramente postar é necessário interagir com os seguidores. Curtir e devolver curtidas, responder as mensagens, agradecer, dar os parabéns, enviar uma mensagem e etc.
O cliente que pesquisa uma clínica para ser atendido, é normal que tenha o interesse em saber sobre seus profissionais médicos, diferente de outros serviços, a relação paciente vs doutor(a) requer uma relação de empatia e confiança. Redes sociais profissionais de saúde ou páginas individuais vinculadas ao exercício da profissão, não são fórum de embates sociais, ou rádio notícias, isso cria bolhas e reduz o público alvo. Devem ter um o uso direcionado a medicina e a questões a ela relacionadas. A mídia social, quando feita corretamente, servem para angariar clientes e aumentar a afinidade do profissional, dar visibilidade a marca.
Não viole as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados. A privacidade do paciente é uma responsabilidade ética e sua violação vai incidir na penalização da marca. É preciso conhecer o Manual de Publicidade Médica, criado pelo CFM neste se estabelece as condutas vedadas.
Gestão da reputação é parte indissociável do marketing médico para converter novos pacientes. Reputação é tudo para os profissionais de saúde, pessoas bem conceituadas são as mais procuradas.
O atendimento presencial é um dos fins no uso do meios digitais, a satisfação na conexão online, no manuseio de um site fácil e prático, são impactantes para o usuário fechar o pedido de consulta, serviços ou compras. A relação é hibrida, tem a etapa da captação, do atendimento e pós-atendimento, a fidelização (retenção) funciona quando as três etapas são eficientes.
As técnicas do marketing digital médico podem serem usadas por todos os profissionais do setor, na divulgação das propagandas dos serviços ofertados, assim como em informações relacionadas as empresas ou a si próprio. O marketing digital de fato se tornou a estratégia que pode levar com baixo investimento e planejamento, aos melhores resultados em publicidade.
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