XÔ BAIXO ASTRAL, ELEVE SUA AUTOESTIMA

Algumas pessoas pensam em autoestima como sua voz interior (ou autodiálogo ) – a voz que lhe diz se você é bom o suficiente para fazer, enfrentar ou conquistar algo.

A autoestima é, na verdade, sobre como nós valorizamos nossas vidas e nossas percepções sobre quem somos e do que somos capazes.

Autoestima não é sobre capacidade

A autoestima muitas vezes não está associada à sua própria capacidade, cada um tem suas habilidades para determinadas coisas ou às percepções de outras pessoas sobre você.

É bem possível que alguém que é bom em alguma coisa e seja reconhecido por suas qualidades tenha baixa autoestima. Por outro lado, alguém que luta com uma simples tarefa específica geralmente pode ter uma boa autoestima.

Tente outra vez

Baixa Autoestima

A autoestima portanto é o conceito que você faz de sí, ou a opinião que você tem sobre si mesmo. Todo mundo tem momentos em que se sente um pouco negativo ou acha difícil acreditar em si mesmo. No entanto, se isso se tornar uma situação de longo prazo, pode levar a problemas de saúde mental, como depressão ou ansiedade.

A preocupação com a autoestima na maioria das vezes é um fator na idade madura, sendo uma cobrança do resultado de uma vida inteira de experiências, e particularmente o que aconteceu conosco e nossas opções quando jovens ou crianças. No entanto, é possível enfrentar o questionamento sobre a autoestima em qualquer idade assim como buscar melhorar sua autoestima.

Pessoas com boa autoestima geralmente se sentem positivas sobre si mesmas e sobre a vida. Isso os torna muito mais resilientes e mais capazes de lidar com os desafios da vida.

Aqueles com baixa autoestima, no entanto, muitas vezes são muito mais críticos de si mesmos. Esses acham mais difícil se recuperar de desafios e contratempos. Isso pode levá-los a apatia social, depressão e evitar encarar simples ações do cotidiano. A cobrança em demasia de acertos, pode diminuir a autoestima.

A falta da boa autoestima pode, portanto, influenciar como as pessoas se comportam, perante os outros, pode inclusive prejudicar os objetivos íntimos de suas vidas, condicionando-as nas opções secundarias e não proativas.

Por que as pessoas experimentam baixa autoestima?

Existem muitas razões pelas quais alguém pode ter baixa autoestima. No entanto, muitas vezes começa na infância, com a sensação de cobrança que a pessoa faz de si em não conseguiu corresponder às expectativas sobre determinado fatos, por cobranças excessivas dos responsáveis, por distúrbios familiares, relacionamentos escolares, condições sócio econômicas e etc. Também pode ser adquirida em resultados de experiências adultas, com relacionamentos, seja pessoal ou no trabalho.

Violência doméstica e abuso.

As vítimas de violência doméstica e abuso muitas vezes têm baixa autoestima.

Isso pode ser porque o agressor passou algum tempo menosprezando-os e fazendo-os se sentir mal consigo mesmo, reduzindo sua autoestima.

Ninguém deveria na infância sofrer abuso ou violência. Eventos de vida estressantes, como divórcio, luto, desemprego, possessão amorosa, entre outros também podem ter efeitos negativos na autoestima.

Melhorando sua autoestima

 Existem várias maneiras de melhorar sua autoestima.

1. Identifique e desafie suas crenças e ideias negativas

O primeiro passo é identificar e depois desafiar suas crenças negativas sobre si mesmo.

Observe seus pensamentos sobre si mesmo. Por exemplo, você pode pensar ‘ não sou capaz o suficiente para fazer isso’ ou ‘ não tenho amigos’. Quando você fizer isso, procure evidências que contradigam esses pensamentos.

2.  Pensamentos positivos

Também é uma boa ideia o auto descrever coisas positivas sobre você, como ser bom em algo simples, um esporte, culinária, um dom, trabalho ou coisas boas que as pessoas disseram positivamente sobre você. Quando começar a se sentir para baixo, olhe para essas lembranças e fixe de que há muito de bom em você.  Diga em voz alta ou pense positivamente ao amanhecer o dia, busque e se satisfaça com as coisas por mais simples que elas sejam.

Em geral, o diálogo interno positivo é uma grande parte para melhorar a baixa autoestima.

Sorria para a vida e enfrente as adversidades

Se você se pegar dizendo coisas como ‘ eu não sou bom o suficiente ‘ ou ‘ eu sou um fracasso ‘, você pode começar a mudar as coisas dizendo ‘ eu posso vencer isso ‘  “mesmo que não vença ou faça eu vou tentar”, e eu posso me tornar mais confiante ao me ver em uma forma mais positiva .

Desapegar dos velhos hábitos e pensamentos negativos, é o começo para se sentir mais positivo e reconstruir a boa autoestima.

3. Construa relacionamentos positivos – e evite os negativos

Reflita e descubra quais os relacionamentos que fazem você se sentir melhor

Construa relacionamentos com pessoas que fazem você se sentir bem consigo mesmo, do seu jeito que você o é, e evite os relacionamentos com pessoas que o arrastam para a baixa-autoestima.

4. Dê um tempo a si mesmo

Ninguém não precisa ser perfeito a toda hora e todos os dia. Você nem precisa se sentir bem consigo mesmo o tempo todo.

A autoestima varia de situação para situação, de dia para dia e de hora para hora. Algumas pessoas se sentem descontraídas e positivas com amigos, mas inquietas e tímidas com estranhos. Outros podem se sentir totalmente no comando de si mesmos no trabalho, mas lutam socialmente (ou vice-versa).

Dê a si mesmo uns tempos. Todos nós temos momentos em que nos sentimos um pouco para baixo, as vezes por mais que nos esforçamos as coisas não alcançam os resultados desejados e ai neste momentos e normal coloquemos em dúvida a autoconfiança.

A chave é não ser muito duro consigo mesmo. Seja gentil consigo mesmo, evite comparações e não se coloque no lugar do outro em detrimento de sí.

Evite criticar a si mesmo para os outros, porque isso pode reforçar suas auto opiniões negativas – e também dar a outras pessoas uma opinião negativa (falsa) sobre você.

Você pode ajudar a aumentar sua autoestima comemorando sempre que conseguir fazer algo difícil, ou gerenciar um dia particularmente ruim, um contra tempo.

5. Torne-se mais assertivo e aprenda a dizer não.

Pessoas com baixa autoestima muitas vezes acham difícil se defender ou dizer não aos outros.

Isso significa que eles podem ficar sobrecarregados em casa, nas relações ou no trabalho, porque não gostam de recusar nada a ninguém. No entanto, isso pode aumentar o estresse e torná-lo ainda mais difícil de gerenciar.

Desenvolver sua assertividade pode, portanto, ajudar a melhorar sua autoestima. Às vezes, agir como se você acreditasse em si mesmo pode realmente ajudar a aumentar a autoconfiança!

6. Melhore sua saúde física

É muito mais fácil nos sentirmos bem com nós mesmos quando estamos em forma e saudáveis.

No entanto, as pessoas com baixa autoestima muitas vezes negligenciam a si mesmas, porque não sentem que ‘merecem’ ser cuidadas. Busque atividades prazerosas, cuide do corpo e da sua saúde e ponha metas para se preparar para o futuro.

Tente fazer exercícios, prevenir adoecimentos, comer bem e dormir o suficiente. Também é uma boa ideia reservar um tempo para relaxar e fazer algo que você quer fazer, em vez de algo que outra pessoa espera que você faça.

7. Aceite desafios

Pessoas com baixa autoestima geralmente evitam situações desafiadoras ou inovadoras.

Uma maneira de melhorar sua autoestima pode ser aceitar um desafio. Isso não significa que você precisa fazer tudo sozinho – parte do desafio pode ser procurar ajuda quando precisar – mas esteja preparado para tentar algo que você sabe que será alcançado somente por você.

Todos podemos chegar lá

A Importância dos Pequenos Passos

É muito improvável que você passe de baixa para boa autoestima da noite para o dia.

Em vez disso, você provavelmente descobrirá que faz pequenas melhorias ao longo de um período de tempo. A chave é olhar para o longo prazo, em vez do dia a dia, e focar no quadro geral, não nos detalhes de como você se sentiu em um determinado momento ontem.

Quando você se sentir bem ou fizer algo de bom, comemore – mas não se culpe se ocasionalmente voltar a padrões negativos de pensamento. Apenas levante-se novamente e tente pensar mais positivamente. Eventualmente, isso se tornará um hábito e você descobrirá que sua autoestima vai melhorar silenciosamente.

Referência

SkillsYouNeed.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *